Neste episódio, Paulo Boggio e Gabriel Gaudencio do Rêgo continuam sua discussão sobre empatia indo além do conceito monolítico de empatia, analisando suas várias nuances e impacto em diversos âmbitos de nossas vidas.
Eles exploram os méritos e as potenciais armadilhas da empatia cognitiva e afetiva, bem como o seu papel crucial na comunicação não verbal e na sincronização emocional. Abordam também a influência da empatia nas respostas a situações de conflito e a importância de perceber além do nosso próprio grupo social ou racial.
Paulo e Gabriel analisam ainda o trabalho de Paul Bloom, especialmente no livro "Against Empathy". Eles discutem o argumento de Bloom de que a empatia tem potencial para ser prejudicial e contraproducente em certas circunstâncias, abrindo espaço para reflexões sobre a natureza desse sentimento e a maneira como ele é aplicado na prática.
O episódio também traz à tona a diferença entre empatia afetiva e empatia cognitiva, um tópico complexo que permite uma maior compreensão sobre como podemos regular nossas emoções nas situações que despertam empatia. Além disso, eles exploram a importância de desenvolver uma gama completa de reações empáticas para uma função social plena.
Este episódio desafia as percepções populares sobre o tema. Uma discussão enriquecedora, capaz de alterar a maneira como se enxerga e pratica a empatia no contexto contemporâneo.
Comments (0)
To leave or reply to comments, please download free Podbean or
No Comments
To leave or reply to comments,
please download free Podbean App.